25 de setembro de 2013

Após ‘Ídolos’ e ‘The Voice’, Chay Suede e Danilo Dyba lançam seus álbuns

Chay Suede é pop-rock. E fã de Bob Dylan, Johnny Cash, Kinks e Beatles (“e 14 Bis, Boca Livre, tropicalistas”, conta). Danilo Dyba é sertanejo, fã de Chitãozinho & Xororó (com quem acaba de gravar) e também de Lulu Santos. Os dois são crias dos reality shows musicais: saídos, respectivamente, do ‘Ídolos’ e do ‘The Voice’, soltam os primeiros álbuns, homônimos.


O capixaba Chay compõe desde criança com o pai, de quem herdou o nome, Roobertchay Domingues da Rocha Filho — inventado por seu avô a partir de uma “língua misteriosa” que ele criou (o Suede é do filme ‘Johnny Suede’, de John DiCillo, feito em 1991 por um iniciante Brad Pitt).

“Nunca tinha cantado em público. Meu pai que me inscreveu”, conta, repassando o aprendizado no reality. “Fui preparado de forma pesada. Depois do ‘Ídolos’, acho que nunca mais me apresentei num lugar tão hostil, com pessoas me julgando”.

Nascido em Portugal e criado em Canoinhas (SC), Dyba recorda momentos mais amenos do ‘The Voice’ em seu disco: regravou ‘Romaria’, de Renato Teixeira, que lhe rendeu aplausos no show.

“Na gravação, deixei uma foto do Renato aberta no meu laptop para eu não esquecer da responsabilidade!”, alegra-se Dyba, que mostra material autoral — como ‘Saudade’, que gravou com Chitãozinho & Xororó. “Fiz quando mudei para Curitiba para alavancar minha carreira. Morria de saudades dos meus pais. Quando vi o Xororó no estúdio mal acreditei”.

Até canções como ‘Papel’, ‘Verso Acelerado’ e ‘Mais Perto’ saírem, no caminho de Chay ainda estariam a novela ‘Rebeldes’ e o programa ‘Hora do Chay’, que manteve na MTV. “São vocações que eu nem sabia que tinha. Nem imaginava que eu seria ator ou apresentador”.


Se as fãs de Chay vieram da TV, Dyba arrumou suas primeiras admiradoras através da banda de sertanejo Kanoa, que manteve antes do ‘The Voice’ e gravou dois CDs. “Demos uma parada”, conta. Ele conheceu a mulher Juliane num show do grupo. “Sou o ‘último romântico’ da música do Lulu Santos. ‘Eu Amo Te Amar’ (que está no disco), fiz para ela numa época em que a gente se via pouco”. Da participação no reality veio a amizade de Daniel e do próprio Lulu, jurados. “Mandei a primeira cópia que recebi do CD para o Daniel. Ele é meu técnico até hoje! E o Lulu também tem muito para ensinar”.

Dyba aposta num gênero que está na moda. Já Chay abre uma clareira pop-rock em meio aos sertanejos, funkeiros e pagodeiros que dominam o mercado e ocupam eventos como o Prêmio Multishow. “Criou-se essa mentalidade de que só um gênero vende. Mas fiz o que gosto”, diz. “O pop-rock sumiu da mídia. Mas o Naldo e a Anitta deram certo após anos sem um estouro do funk. Eles tinham tudo para achar que não ia rolar”.


Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário