1 de dezembro de 2013

No ar em 'Amor à vida', Sophia Abrahão fala sobre o namoro com Fiuk e da carreira musical


A atriz Sophia Abrahão
Foto: Ana Branco

Sophia Abrahão sempre foi uma menina que sonhou “muito alto”. Nascida em São Paulo, e com uma carreira de modelo anterior à de atriz, que começou aos 13 anos, ela não esconde suas ambições:

— Eu nunca tive sonhos pequenos, nunca, nunca. Mas não cheguei nem a um terço do que quero — avisa ela.

Aos 22 anos, Sophia se diz realizada com o que conquistou até aqui. Idolatrada pelo público juvenil graças à participação em “Rebelde”, da Record, ela investe pesado na carreira musical e acaba de lançar o segundo single, “Flores”. Também é dona de um blog de moda e de uma marca de roupas com o próprio nome. Viu sua vida despertar ainda mais interesse após anunciar o namoro com o cantor Fiuk. Sim, ela ainda está no elenco do longa “Confissões de adolescente”, e faz sua estreia no horário nobre da Globo como a Natasha, de “Amor à vida”.

E Sophia tem uma teoria sobre a boa fase da carreira:


— Acho que as coisas vão melhorando a cada ano, sabe? Até a maturidade com que você leva tudo. Talvez se tudo isso tivesse acontecendo comigo há quatro anos, eu não saberia lidar. Então acho que vem tudo no momento certo e tomara que essa seja uma trajetória de ascendência, né?
A independência financeira é uma meta já realizada. Mas, como ela disse, ainda há muito mais para conquistar. Como trabalhar em Hollywood, por exemplo. De preferência ao lado de Carey Mullingan, uma de suas atrizes preferidas no momento. Sophia também quer se tornar estrela pop, por que não? Hoje cantando para adolescentes na faixa dos 10 aos 15 anos, ela espera que seus fãs cresçam ao som de suas músicas.

— Quero vê-los evoluindo musicalmente comigo. E quero maturidade para compor para eles, quando tiverem 30. Cantar é algo que quero para sempre.

Por enquanto, Sophia não precisa se preocupar com os “tirus” (nome dado aos seus admiradores): mais de 790 mil deles acompanham sua página no Facebook. No Instagram, tem 557 mil seguidores, e no Twitter, eles ultrapassam um milhão. A popularidade nas redes sociais rendeu à artista o curioso troféu de “Melhor Tuiteira”, na cerimônia do “Meus Prêmios Nick”, do canal Nickelodeon.

— Se eu tenho uma certeza na vida, é a de que meus fãs me entendem. Pelo tom que escrevo, eles sabem se estou triste, feliz, ou animada. Tem fim de semana que esqueço o celular, não posto nada, aí eles me cobram. Eu digo: ‘É isso aí, gente,  vivendo e  tudo bem. Eles sabem que preciso do meu tempo — afirma, contando que os fãs sabem até mais de sua vida pessoal do que ela gostaria.

Tamanha exposição também traz responsabilidade, conclui Sophia. Afinal, ela tem plena noção de que os adolescentes para os quais fala precisam de referência. Para não desapontar quem se inspira no seu estilo de vestir, a atriz procura postar sempre looks modernosos em seu blog. Mas, mesmo se assumindo vaidosa, conta que, às vezes, vai de pijama à padaria ou ao banco.

— O maior barato disso é que não minto. Não vivo uma vida à parte e eles sabem que não interpreto um personagem. A gente vai amadurecendo, mas nunca dei trabalho. E eu sou assim mesmo, não tenho esse lado louco — garante.

Louca, ela só ficou quando viu o término de seu namoro com Fiuk, em setembro, ocupar as manchetes de sites e revistas de fofoca. Embora não se arrependa de ter postado fotos e mais fotos revelando a sintonia romântica dos dois — eles até fizeram um corte de cabelo semelhante — Sophia explica que ficou magoada com a proporção que o relacionamento ganhou na mídia.

— Não me arrependo de ter exposto, porque faria de novo. Mas pelo que fizeram em cima do que eu fiz, do que falaram em cima do que eu falei. É muita mentira, é muita sujeira. Sou uma menina de 22 anos, estou namorando, feliz, e por que não posso postar como todo mundo faz? E se um dia o namoro acaba, tenho que pagar por ter postado fotos dizendo que gostava da pessoa?
Atualmente evitando falar sobre uma possível — e noticiada — volta com o cantor, So-phia reitera que, se tiver vontade, vai, sim, voltar a falar sobre a relação. Só vai deixar de ser “boba”, como ela classifica.

— Não sou de ficar embarreirando. Sempre lia as pessoas dizendo que não falavam da vida pessoal, e achava isso o cúmulo do absurdo. Pensava: ‘Nunca vou fazer isso’. Mas fui obrigada. Foi essa mentira que me desestimulou a querer comentar. Dei uma acordada, sabe? Passei a selecionar melhor as pessoas para quem conto minhas coisas. Descobri que nem todo mundo é amigo.

Ela se decepcionou com algumas amizades, mas para o elenco de “Amor à vida”, Sophia é só elogios. Receosa por entrar no meio da trama, diz ter sido muito bem acolhida.

— Foi uma surpresa. Soube da personagem em uma semana e, na outra, já estava ficando ruiva — relembra ela, que entrou na história como a irmã da falecida Nicole (Marina Ruy Barbosa). — O que Natasha quer é a herança a que tem direito. Pôs isso na cabeça e vai até o fim para conseguir.

Em suas folgas, Sophia costuma ir a São Paulo, onde faz aulas de canto. Quando está pelo Rio, se dedica a ver filmes, um de seus hobbies, e a desenhar roupas e comprar tecidos para suas criações, em parceria com a estilista Mariana Baffa. Ela diz estar numa “vibe stylist”.

— O Brasil é careta. Sou aficionada por cultura pop e, lá fora, você vê artistas como Lady Gaga e Katy Perry de um jeito diferente. No Brasil não tem um que escandalize — reclama: — Não que seja o meu papel, mas quero que as pessoas vejam algo original em mim. Não é meu tipo ser sexy ou ousada e nem procuro algo como: ‘Olha, a Sophia enlouqueceu’. Isso não vai acontecer, por enquanto (risos). Quero passar a minha verdade

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário